quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

No Mundo da Lua



Depois de um longo período, cá estou de volta a comentar no blog.
Dizem que o cinema em 2009 anda em baixa, apenas com produções medianas. Eu não concordo, eu até vou fazer um esforço para conseguir comentar todos os filmes que ando assistindo para deixar de dica para todo mundo que tem essa mesma opinião. Só para resumir, tivemos ótimos longas como Quem quer ser Um Milionário?, que levou o Oscar de melhor filme, UP - Altas Aventuras, Distrito 9, Bastardos Inglórios, e este Moon que vou falar agora, é mais um belo exemplar de bom cinema em 2009.


Na trama, Sam Rockwell(A Espera de Um Milagre, Confissões de Uma Mente Perigosa) vive o astronauta Sam Bell, que já está a três anos trabalhando isoladamente na Lua para produzir energia para a Terra. A trama simples do início dá espaço a uma história cheia de nuances psicológicas graças a ótima direção do estreante Duncan Jones, que com certeza terá um belo futuro pela frente, e da atuação afiada de Sam Rockwell, senão a melhor de sua carreira. O filme que passou na última mostra internacional de cinema de São Paulo lembra dois filmes em específico. A primeira lembrança óbvia é do clássico 2001 - Uma Odisséia do Espaço pelo tom de ficção-científica que faz pensar e pelo ritmo lento da película para que possamos nos identificar com o isolamento dos personagens em ambos os filmes. A outra lembrança é com o recente Solaris, que tem George Clooney como protagonista. A viagem psicológica do personagem isolado no espaço é muito parecida.

Moon, na minha opinião, acabou se tornando uma das grandes surpresas do ano ao revelando de quebra este jovem talento para a sétima arte. O filme ainda não tem data de estréia em circuito oficial no Brasil. Acordem distribuidores.

Nenhum comentário: