quarta-feira, 7 de maio de 2008

70 Anos de Superman e DC



Em 18 de abril de 1938, Superman e o Universo DC surgiram em Action Comics nº 1. Neste ano de 2008, Superman, criação de Jerry Siegel e Joe Shuster, completa 70 anos.
Mas ao que parece, em seu 70º aniversário, o homem de aço terá que enfrentar o seu pior vilão até então, pior até mesmo do que Lex Luthor, Brainiac e Apocalipse juntos. Se trata do processo sobre os direitos movido por Joanne Siegel e Laura Siegel Larson (viúva e filha do co-criador Jerry Siegel) contra a DC, a Time Warner Inc. e a Warner Bros Entertainment.


Nos próximo anos, os julgamentos podem complicar bastante até mesmo o futuro da DC Comics, segunda maior editora de quadrinhos dos EUA, cujo universo ficcional tem na figura de Superman, um de seus maiores alicerces ao lado de Batman. Há rumores na internet, que dizem que em um futuro próximo, com a ganha de causa dos heredeiros de Siegel, o último filho de Krypton poderia até mesmo ser vendido para a Marvel, maior editora americana de quadrinhos, dona de personagens como Homem-Aranha e X-Men e maior rival da DC.

Mas a coisa não é tão simples quanto parece. Muitos detalhes do elaborado universo de Superman que temos hoje, como a kryptonita, o poder de vôo e até mesmo muitos vilões foram incorporados mais tarde no universo do herói, não sendo portanto, criação de Siegel e Shuster.
Por enquanto, não há como prever as consequências a longo prazo, mas uma série de decisões favoráveis aos herdeiros, desestruturaria totalmente o universo DC que conhecemos hoje.

Esperamos que o maior herói de todos os tempos, consiga superar mais esta batalha, pois o ícone que é Superman, é muito maior do que todas estas brigas judiciais. O símbolo em forma de "S" é reconhecido no mundo todo, e o personagem é conhecido até por quem não gosta de quadrinhos, sendo que o personagem já foi adaptado para diversas mídias, como o rádio, a televião em forma de séries e desenhos animados, o cinema e os games, e hoje em dia é considerado um dos personagens mais importantes da cultura pop ocidental.

Atualmente, Superman é publicado no Brasil pela editora Panini, sendo que já passou anteriormente pelo jornal A Gazetinha, e pelas editoras Ebal e Abril.

7 comentários:

Euzer Lopes disse...

Super Homem (vou chamá-lo assim) marcou muito minha infância. Desde que o vi no cinema pela primeira vez quando tinha uns 10, 12 anos. A partir daí, meu irmão mais velho que tinha vários gibis (mais uma palavra que pouco se usa hoje) me emprestou alguns. Minha mãe adorava, porque eu ficava às vezes a tarde toda lendo.
É um super herói que me marcou de forma diferente dos outros. Só que o tempo passou e suas variações não chegaram a me empolgar. O jovem Clark, da série Smallville é um caso. Eu até assisti a vários episódios, mas nunca foi um programa que me seduzisse de fato.
Enfim, super homem é super homem.
E no cinema, ninguém vai substituir Christopher Reeve.

danii disse...

ra que supere mesmo....
poie supermam é um ícone na infancia de qualquer pessoa....

www.daniilopes.blogspot.com

Petterson Lima disse...

Cara, adorei seu blog!
Cultura pop é meu forte e novidades sobre esse grandee mundo virtual que está a nossa volta?!
Vou sempre dar uma passada aqui ok?
PS: vc nao fala de seriados? "/

Yuricka disse...

nhaii monte de coisa q eu nem sabia!! só conhecia as publicações pela Panini... conheço mais do supre homem pelos filmes e desenhos do q pelos quadrinhos mesmo... essa ultima parte eu leio mais justo os da Marvel xD

super legal! ^^

bjos

Anônimo disse...

Gosto muito do super homem é um dos meus prediletos, tanto nos gibis quanto no cinema, exceto smallville.Uma historia com tantos fas é uma pena estar no meio desses julgamentos chatos e desnecessarios

Carlos Macêdo disse...

Leio mais HQs da Marvel do que da DC... (excessao de Batman)!!!

blog massa!

flw

Celso R. Costa (Digo) disse...

Galera, muito legal ouvir a opinião sobre o assunto de cada um de vocês. Respondendo a pergunta do Petter, sim, eu falarei sobre seriados também. Séries como Lost, Heroes, My Name is Earl e Dexter estão na minha pauta para futuros posts.