quinta-feira, 5 de junho de 2008

O Som Tridimensional da Holofonia



Você sabe o que é Holofonia? Holophonia (ou som holophonic) é uma técnica de gravação de audio, projetada pelo investigador Hugo Zuccarelli, que opera sobre um princípio similar a da Holografia. Usa uma técnica múltipla da exposição onde uma gravação original é combinada com uma gravação de referência,e os testes padrões de interferência resultantes são gravados. A grosso modo, é usado um boneco igual ao aí de cima, onde no lugar de cada ouvido há uma entrada de áudio left e right (esquerda e direita). O som capitado pelo boneco é transferido para um único áudio gerando o som holofônico.

As gravações Holophonic devem ser ouvidas usando um fone de ouvido (de preferência estéreo), e estar com bom volume. A experiência escutando com fones melhora porque você pode ouvir o efeito verdadeiro da gravação. Os sons são ouvidos tipicamente em uma forma tridimensional e usando os fones os ruídos parecem quase realísticos. Holofonia é a técnica de criar sons em 3 dimensões. É como se fosse um Holograma sonoro.

Muito utilizada na industria do cinema,onde vários autofalantes bem posicionados dão a sensação de imersão no ambiente sonoro, porem aqui, o efeito é conseguido com apenas dois autofalantes (fone de ouvidos estéreo).

Está preparado para esta nova experiência? Então pegue seu fone de ouvido, posicione-se confortalvelmente e feche os olhos para uma melhor percepção. O áudio que disponibilizo abaixo é o Barbeiro Virtual. Ele está com áudio em inglês, mas o que importa mesmo são os efeitos sonoros. Você perceberá o barbeiro Luigi passeando por todo o ambiente. Boa experiência holofônica.

 Holofonia - Barbearia

10 comentários:

Carlos Macêdo disse...

Uma experiencia muito legal!

Gostei do blog. voltarei mais vezes!

flw

Dark Evening disse...

Bem interresante ...
Realmente dá a impressão de estar dentro do próprio ambiente onde os sons estão se passando.

Gostei da experiencie, voltarei mais vezes no blog também.

Hugo Jr. disse...

já havia realizado tal experiência...
ela realmente é interessante!!!


www.1irmao.blogspot.com
www.tirashd.blogspot.com

Anônimo disse...

Que experiencia interessante, nunca tinha ouvido falar e escutando voce realmente tem a sensacao de que esta no lugar escutando tudo do seu ambiente

Fernando Gomes disse...

um amigo tinha me contado sobre isso...mas nunca tinha achado..

realmente muito bom.

som tridimensional..
um avanço para os viciados em filmes e tv..

http://www.andisaidgoddamn.blogspot.com/

Rose disse...

Já conhecia...você mesmo me falou rsrs...estamos com saudades aqui no trabalho... Seu blog continua ótimo... estou esperando sua revista sobre cinema...vai ser um sucesso como o log está sendo. Abraços

Fernando Gomes disse...

Agradecendo o comentário no post do filme Hora de voltar.

Recomendo mesmo o filme.
Se assistir, deixe sua opinião lá no blog futuramente.

Visite, comente, adicione:
And I Said Goddamn!

C. (J.) disse...

também já tinha escutado! só que não sabia de que efeito se tratava...
muito bom!

- disse...

Huahuahuhua

Tri lOco!

Anônimo disse...

Já usamos esse recurso em algumas edições do RC. No cast de Resident Evil e em um que tem referência a Cloverfield. É muito bacana. ;)