quarta-feira, 4 de junho de 2008

Humor Animal nas Tirinhas Nacionais



Níquel Náusea é um personagem nacional de tirinhas em quadrinhos criado por Fernando Gonsales em 1985. É um rato que mora no esgoto e seu melhor amigo é uma barata viciada em inseticida.

O personagem possui um humor ácido, diversas vezes nonsense. Vários personagens possuem nomes que são brincadeiras em cima de algo.
A barata Fliti vive no "barato", e tem este nome por causa da bomba de Flit, um pulverizador manual de inseticida (que o entorpece).
O Rato Ruter mais parece um gato gordo, de tão grande que é. Vive perseguindo o Níquel Náusea, e tem este nome por causa de uma empresa. a “Roto Rooter”, especializada em desentupir canos.
A rata Gatinha é considerada por Níquel uma verdadeira gata. Vindo de um rato não sabemos se deve ser considerado um elogio, mas... Ela possui uma incrível capacidade de gerar filhotes, que são educados com todo o carinho que o método "tapão na oreia" permite.
Sábio do buraco é o mais velho dos ratos. Tem momentos de sabedoria, e momentos de esclerose. O difícil é saber qual é qual...
Niquel Nausea como Fernando deixa evidente, é uma sátira do personagem Mickey Mouse de Walt Disney, porém ele alega nao ser um camundongo.

Mas não é só de Niquel que vive Fernando Gonsales. Formado em veterinária, sua galeria de personagens inclui os mais diversos tipos de animais para compor suas sátiras a sociedade.

As tiras de Niquel Náusea são publicadas atualmente pela Folha de S. Paulo e em alguns álbuns pela Devir. Visite o site oficial para conhecer um pouco mais de seu trabalho.

4 comentários:

Rê Caraih disse...

adoro tirinhas..
uma barata vicida em inseticida..um rato de esgoto, isso é tão urbano.. problemas como pobreza e drogas tratadas sutilmente? será?

http://rcaraih.wordpress.com/

Livia Queiroz disse...

mto bom...

gosto de bastante de tirinhas...
seu blog ta mto bacanca!
bju

Fernanda Paranhos Merazzi disse...

Caraca!!!
Amei o blog!!
Abraços!

Anônimo disse...

Que humor mais negro esse hein?
Poxa vida...

Passa na Maçã e dê uma mordidinha...

Garanto que você não vai se arrepender.

http://macacomlimao.blogspot.com