segunda-feira, 30 de junho de 2008

A Fabrica de Sonhos da Pixar



O meu primeiro post da semana, mas referente ao final de semana vai pegar carona com a grande estréia dos cinemas desta sexta, Wall-E, o mais novo projeto da parceria Pixar Animation Studios. Para quem viveu fora do planeta terra nos últimos anos, a Pixar é uma empresa de animação por CGI - computer generated imagery (imagens geradas por computador) localizada em Emeryville, California (EUA) que tem uma história de grande sucesso em parceria a toda-poderosa Disney, que distribui o seus filmes.

A Parceria

Parceria esta que teve início em 1995 com o clássico Toy Story. Depois disso as duas empresas firmaram um acordo de 10 anos ou 5 filmes, que foram eles Vida de Inseto, segundo filme da parceria que também fez muito sucesso e foi pivô da primeira grande concorrência com a Dreamworks e o seu Formiguinhaz; Toy Story 2, que não entrou na contagem do acordo por se tratar de uma sequência e o primeiro plano era lança-lo direto no mercado de video, sendo que apenas mais tarde foi decidido leva-lo aos cinemas; Monstros S.A., até então o filme que tinha ganho mais elogios da crítica pelo roteiro inteligentíssimo; Procurando Nemo, com perfeição de detalhes no fundo do mar e até hoje o filme de maior bilheteria da Pixar; Os Incríveis, primeira longa da empresa que tinha protagonistas humanos e chegou a fazer mais sucesso do que Quarteto Fantástico, os heróis que serviram de inspiração para a criação dos mesmos, e trazia um roteiro baseado até em obras clássicas como Watchmen; E por final Carros, filme que finalizaria a parceria com chave de ouro, trazendo um leque de personagens fantásticos que cativaram tanto as crianças, quanto aos adultos.


Após estes filmes houve uma grande polêmica envolvendo as empresas. A Pixar começou a desenvolver o projeto que no futuro seria Ratatouille, enquanto a Disney prometia lançar sem a Pixar sequências dos grandes sucessos da parceria, começando com Toy Story 3. Mas em 2006 as empresas finalmente entraram em um acordo e a Disney enfim, comprou a Pixar, sua principal fonte de renda nos últimos anos e então Ratatouille chegou aos cinemas com o selo Disney ao lado da Pixar, com visual apurado e o primeiro que concorreu a outros prêmios no Oscar, além da categoria de animação.

A Pixar que começou produzindo curta-metragens, sendo o primeiro de 1984, começou a colocar sempre um curta-metragem antes da exibição de seus filmes, o último foi o excelente Quase Abduzido, que foi exibido nas salas de cinema antes das cópias de Ratatouille.

O Ano de Wall-E

E este ano chega aos cinemas Wall-E, o novo e mais ousado projeto da Pixar. O filme se passa 700 anos no futuro, quando a humanidade deixou o planeta Terra para viver em nave gigantesca na órbita do planeta, a Axiom, enquanto robôs programados se encarregavam da limpeza do planeta até poder ser habitável novamente. O problema é que um a um, os robôs vão parando de funcionar, sobrando apenas o nosso protagonistapara o fardo diário. Duas grandes jogadas do filme eram arriscadas, a primeira é que boa parte do filme não teria diálogos e a segunda é que pela primeira vez na história da Pixar o filme contaria também com atores reais.

Com esta premissa, fui ontem ao cinema tranquilo pelo fato de já ter lido ótimas críticas com 5 estrelas sobre o longa, mas muito curioso em saber como a Pixar conseguiu se superar novamente e chamar a atenção de adultos e crianças mesmo em cenas sem nenhum diálogo.

Ao final da sessão, saí com um sorriso de ponta a ponta em saber que a Pixar ainda vai demorar um bom tempo para deixar o seu reinado. Sempre se superando tanto na parte técnica como na parte do reoteiro, Wall-E não deve em nada a grandes ficções-científicas, com referências de 2001 - Uma Odisséia no Espaço a E.T. - O Extraterrestre, contendo ainda pitadas de humor e um grande romance. O protagonista consegue apenas com suas expressões e sons ser mais verossímel e passar seus sentimentos do que muitos astros de Hollywood. O primeiro ato que é baseado na vida solitária que Wall-E leva na Terra até a chegada da robozinha Eva é totalmente sem diálogos. Não que faça falta, aliás você em certo momento até esquece deste pequeno detalhe de tanto que você já estará emergido no enrendo. Para tal feito a Pixar chamou nada menos do que Ben Burtt, o mesmo responsável pelos efeitos sonoros da série Star Wars. É interessnte ressaltar também com no segundo ato a bordo da nave Axiom, como a fotografia muda radicalmente, mudando do tom cinzento e sóbrio da Terra devastada para o clima alegre e colorido no interior da nave. Da Pixar, que sou fã incondicional, não poderia esperar menos que isso, agora é aguardar o próximo projeto.

Ah, não cheguem atrasados a sessão para não perderam o ótimo curta-metragem Presto, sobre um mágico e o seu coelho da cartola.

Próximos Projetos

A Pixar continuará sua tradição de lançar um filme por ano. No ano que vem a empresa ataca com Up!, sobre um velhinho que viverá uma série de aventuras ao redor do mundo. Em 2010 chega Toy Story 3, a tão esperada sequência das aventuras de Woddy e Buzz, que agora vão parar em um orfanato após Andy ir para a faculdade. Em 2011 é a vez de The Bear and the Bow, primeiro contos de fadas da empresa, baseado em um conto escocês. E finalmente em 2012, Carros 2 chega acelerando na segunda continuação de um filme da Pixar. Esta história ainda vai muito, muito longe...


14 comentários:

Fernanda Fernandes Fontes disse...

Amo filmes de desenho animado! E estava com medo de assistir este justamente pela falta de diálogos. Mas c vc falou que é bom msm assim, vou conferir!

Depois passa lá
http://degustacaoliteraria.blogspot.com/

Danton K disse...

como fã de ficção científica, espero q eles nao decepcionem. belo blog!

leiturasmusicais.blogspot.com

Fernando Gomes disse...

eu estou ansioso para wall-e e toy story 3..
Pixar é bom demais. Sinceramente acho que no momento eles são os melhores no mercado de animação.

Pra mim o mais fraco de todos foi Ratatouille (que por alguma razão todo mundo adorou menos eu)
hehe

ótimo post hein..
se quiser, conheça meu blog.

http://www.andisaidgoddamn.blogspot.com/

Pierre disse...

Gosto tb da Maioria... xD
Toy Story principalmente !
Bom Blog !

http://ogrobo71.blogspot.com/
BLOG ATUALIZADO !!!

*Acredite se quiser
*Deficiente é flagrada dançando a macarena
*Menino de 2 anos recebe ordem de prisão no Egito

[A PROCURA DE NOVAS PARCERIAS]

Abç's !

Dário Souza disse...

Que bom que alguem falou disso,tbm to ainda no clima pós wall-e e tbm saí felississimo ao sair da sala de cinema,se o ingresso fosse ate mais caro valeria a pena,o filme é muito bom,alem da história,dos personagens,dos cenários o que mais me fez pagar um pau fdp pro filme,é o fato do Wall-e nao falar( alem é claro de Wall-e e EVA) mas para o público ao qual ele eh destinado,isso poderia ser bem ousado,mas todo mundo na sala adorou o filme,ele nao sendo massante em momento algum,Wall-e sem sombra de duvida um dos melhores filmes do ano e da Pixar,no meu coração ta Ratatouille,Wall-e e Procurando Nemo respectivamente.Parabens de todo meu coração pelo post.

Anônimo disse...

Belo Blog, sempre vou dar uma passadinha por aqui pra me atualizar cineasticamente falando hehe. Valew!

Caio Rudá de Oliveira disse...

Excelente post, excelente crítica, excelente apanhado histórico.

Há um tempinho eu vi o trailer de Wall-E. Me pareceu uma ótima estória, mas achei que não seria tão dinâmico. Agora com essa boa referência ficou com vontade de assistir.

Das outras animações da Pixar, não assisti Monstros e Carros, não gostei de Toy Story, mas achei Os Incríveis e Vida de Inseto fantásticos.

Bom blog, camarada.
Abraço.

anderson pinheiro a.s. disse...

Noosa deve ser masinha o novo filme da pixar!
=)
parece ser bem engraçado!
=kkk
O pot's ta masssa...
os outros tbm tão muitos bons!
o blog todo ta 10<

>>RADIO BAGACEIRA<<
http://radiobagaceira.blogspot.com/

OU

>>RADIO BAGACEIRA<<
http://radiobagaceira.vai.la

Parmitaum disse...

TALVEZ SEJA PIRA MINHA MAIS ESSE ROBO DO WALL-E É BASEADO NO FILME "UM ROBO EM CURTO-CIRCUITO" QUE É UMA COMÉDIA DOS ANOS 80.
TBM ESPERO QUE SEJA BOM E ACREDITO QUE A PIXAR NAUM VAI ERRAR A MÃO...


ABRACO

1 disse...

Acredite ou nao eu li todo o post, eu mesmo sendo um marmajao, gosto muito de filmes de animacao, e quando trazem meus personagens favoritos, ai e e que e bom. Shrek e o melhor pra mim.

Cássia disse...

Adoro animação, ultimamente tenho estado com muita expectativa, talvez por isso me decepciono! Um dia ainda viro dubladora!

Madeline J. disse...

não vejo a hora de estrear toy story 3. mto bom o seu blog xD

Anônimo disse...

… Unbelievable , but I just found software which can do all hard work promoting your dimensaoparticular.blogspot.com website on complete autopilot - building backlinks and getting your website on top of Google and other search engines 1st pages, so your site finally can get laser targeted qualified traffic, and so you can get lot more visitors for your website.

YEP, that’s right, there’s this little known website which shows you how to get to the top 10 of Google and other search engines guaranteed.

I used it and in just 7 days… got floods of traffic to my site...

…Well check out the incredible results for yourself -
http://magic-traffic-software.com

I’m not trying to be rude here, but I believe when you find something that finally works you should share it…

…so that’s what I’m doing today, sharing it with you:

http://magic-traffic-software.com

Take care - your friend Jennifer

Anônimo disse...

After getting more than 10000 visitors/day to my website I thought your dimensaoparticular.blogspot.com website also need unstoppable flow of traffic...

Use this BRAND NEW software and get all the traffic for your website you will ever need ...

= = > > http://get-massive-autopilot-traffic.com

In testing phase it generated 867,981 visitors and $540,340.

Then another $86,299.13 in 90 days to be exact. That's $958.88 a
day!!

And all it took was 10 minutes to set up and run.

But how does it work??

You just configure the system, click the mouse button a few
times, activate the software, copy and paste a few links and
you're done!!

Click the link BELOW as you're about to witness a software that
could be a MAJOR turning point to your success.

= = > > http://get-massive-autopilot-traffic.com