sexta-feira, 6 de junho de 2008

Donnie Darko, Cult Irretocável?



Como quase toda sexta, cá estou falando de cinema. Hoje é dia de estréia de Sex And The City – O Filme, mas não vou comentar sobre ele pois quase não assisti a série e conheço pouco sobre este universo, mas para compensar o trailer do filme consta na seção “Trailer da Semana” na barra lateral. Pois bem, vou aproveitar hoje para falar de um de meus filmes preferidos, o cult Donnie Darko.

O projeto pessoal do diretor estreante Richard Kelly, que andava para cima e para baixo com um roteiro embaixo dos braços foi parar na produtora Flower Films da atriz Drew Barrymore.
Bom, o filme conta a história do personagem-título Donnie (Jake Gyllenhaal), um jovem brilhante e excêntrico, que cursa o colegial mas despreza a grande maioria dos seus colegas. Donnie tem visões, em especial de um coelho monstruoso o qual apenas ele consegue ver, que o encoraja a realizar brincadeiras destrutivas. Até que um dia uma de suas visões o atrai para o quintal e lhe diz que o mundo acabará em 28 dias. Donnie inicialmente não acredita na profecia, mas momentos depois a turbina de um avião cai bem no telhado de sua casa, mas precisamente aonde era o seu quarto. É quando ele começa a se perguntar qual o fundo de verdade na previsão do fim do planeta.

Aqui no Brasil, Donnie Darko chegou direto para vídeo, nem chegando a passar nos cinemas por a produtora achar que não teria sucesso. Mas mesmo no vídeo o filme se tornou cult entre os cinéfilos gerando discussões e teorias pela internet. Para quem assistir ao DVD, recomendo assistir aos comentários do diretor, aonde ele explica toda a sua teoria para o longa. O filme conseguiu misturar em uma trama complexa, mas muito bem elaborada poções de terror, suspense, ficção-científica (viagens no tempo) e até um pouco de romance e humor negro. Junte a tudo isso uma trilha sonora oitentista, escolha essa pelo filme se passar na mesma década. O elenco além de Jake, conta com sua irmã Maggie Gyllenhaal, a própria Drew Barrymore, Patrick Swayze, Jena Malone e Noah Wyle.

Agora eu te pergunto, um filme desse tipo, cult, não muito conhecido pelo público em geral, precisa de uma continuação? Se sua resposta é “não” como a minha, errou, pois Hollywood acha que sim, e é isso que me assusta. A um mês atrás foi oficializado a produção de S. Darko, continuação que não conta nem com o diretor Richard Kelly, que já disse que não aprova e nem com boa parte do elenco original. A única que parece que volta mesmo é a irmã mais nova de Donnie, Samantha Darko, interpretada pela bela Daveigh Chase e que dá nome ao título do novo filme, que se passará sete anos após o primeiro. Na história, ao lado de seu melhor amigo Corey, ela pega a estrada numa viagem até Los Angeles e começa a ter visões bizarras. Será que Hollywood conseguirá estragar mais uma boa história original, cada vez mais raro por aquelas bandas?

8 comentários:

Anônimo disse...

É mais uma vez hollywood vai fazer a sua parte!!! hehehehe

eu não vi o filme mas pelos comentários parece meio loucOoo acho que não ia mesmo fazer sucesso na telona!!!

ashaushaushua

Vêh Correia disse...

Oieh!
Gostei do seu artigo, sobre o Donnie Darko, a pergunta que ficou no ar, dá um suspense ao filme, o que levaria o direitor a criar a continuação?
HAUuauha.. acho que soh assistindo mesmohH!

=*** beijo dá Veh!

Raphael Teixeira disse...

Eu nunca vi esse filme..tenho curiosidade... rss mas tbm quero assistir sex and the city!!

Esse coelho do filme e famoso ... ja tinha visto fotos dele antes!

http://relatosparadoxais.blogspot.com/

Celso R. Costa (Digo) disse...

Oi Vêh Correia, o diretor não deixa nenhuma brecha na história para uma suposta continuação como eles estão querendo fazer. A trama é muito bem costurada e fechadinha. Aliás, deixo aqui uma dica para quem tiver interesse, o DVD do filme está R$9,90 nas Americanas.

Vêh Correia disse...

Hum, Obrigada pela dica!!
xD Assim que puder assistir, venho aqui, para dialogarmos mais sobre o filme xD
huhehue!

=********

Anônimo disse...

Fala Celsão, blz?
Depois de algumas eras, cá estou eu comentando, mas sempre acompanhando o blog!
Que a propósito, está cada vez melhor! Você entrou devidamente de cabeça nesta dimensão; é visível o crescimento do blog!
Parabéns!

•Donnie meu irmão de fé!=D Foda demais e uma pena que não tenha ido para as telas grandes nos famigerados cinemas daqui. Teria espaço sim nos multiplex; infelizmente só assim. E relegado a baciada das Americanas por R$9,90...não sei, as vezes preferiria ter visões de um coelho maldito...
Vou assisti-lo pela terceira vez pra vir aqui debater com você e demais internaltas. Viagens no tempo sempre são bem vindas.
Isso me lembrou "De volta para o Futuro!" Precisa colocar um artigo aqui sobre essa magnífica trilogia; O box está muito bom, melhor do que eu esperava! E comprei nas Americanas... Chamem o Coelho! =D

• Quanto ao Batman, bacana essa idéia de arrecadar mais em cima do "segundo" longa! Se tiver a qualidade igual ou superior ao trabalho feito em Animatrix será algo muito bom, do contrário só um caça-níquel? (não vi o trailer)
• Outro post mais antigo: O curta com o Selton Melo e o Seu Jorge...
Assisti bem antes de você postar aqui e achei mais ou menos. A idéia é bacana, tentar buscar ligações nos trabalhos do amalucado e genial Tarantino; por mais que as vezes consiga essas ligas nas coisas óbvias, o roteiro soa um pouco pretensioso demais; o que não acontece com as atuações. Já que os dois estão bem a vontade no papel.
Mas "jogadores de poker do ESPN"? Que porra!

Vou nessa Celsão e voltarei comentando mais, não só lendo... até porque o blogueiro vive de comentários, bons ou ruins e de interação com os visitantes... certo?

PS: Estou com algumas idéias de filminhos para gravar em celular...
A idéia interessa?

Abraços!

Carlos Macêdo disse...

Vou assistir!!!

(Coloquei o link, ok?)

flw!

Anônimo disse...

Já tinha lido sobre esse filme mas ainda tive opurtunidade de asssisti-lo.

Pelo enredo que você descreveu, não me parece necessário uma continuação, mas como parece que os roteristas entraram em greve criativa.