sábado, 24 de maio de 2008

Imagem e Som da Nova Geração



Pois é, mal o DVD se firmou como mídia popular, substituindo de vez o VHS e em parte o CD como mídia para gravação de dados, e já temos um substituto do DVD na área.

Depois de travar uma batalha com o HD-DVD da Toshiba, mesma idealizadora do DVD, como aconteceu antigamente com o VHS e o BetaMax, o Blu-ray da Sony se consolidou como a mídia do futuro após a Toshiba comunicar em 19 de Fevereiro de 2008 a decisão de não continuar com o desenvolvimento, fabricação e comercialização do HD-DVD.

Blu-ray, também conhecido como BD (de Blu-ray Disc) é um formato de disco óptico de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade. É capaz de armazenar filmes de até 1080p Full HD e requer obviamente uma TV de alta definição (Plasma ou LCD) para demonstrar todo o seu petencial.
Sua capacidade varia de 25 (camada simples) a 50 (camada dupla) Gigabytes. O disco BD usa um laser de cor azul-violeta, cujo comprimento de onda é de 405 nanômetros, permitindo gravar muito mais informação do que o DVD, que usa um laser de cor vermelha de 650 nanômetros.
E é este laser azul que originou o nome Blu-ray, sendo que “blue-ray” significa “raio azul” em inglês. A letra “e” da palavra “blue” foi tirada, porque em alguns países não se pode registrar uma marca com uma palavra comum.

Os discos de Blu-ray virão nos seguintes formatos:
BD-ROM: disco apenas de leitura.
BD-R: disco gravável.
BD-RE: disco regravável.

Criado pela Sony e pela Panasonic, o Blu-ray ainda conta com o apoio exclusivo da Warner Bros, MGM, Fox e Columbia Pictures.
Cabe agora ao consumidor decidir quando vai ser a hora de trocar toda a sua coleção de DVD´s pelos novos discos azuis da nova geração.

7 comentários:

Ind. disse...

poxa q loko..nem tava sabendo dessa noticia...
e quando isso vai chegar no brasil?

Zeca disse...

Assim fica difícil, ates mesmo de juntar dinheiro para comprar meu DVD já inventam outra coisa. Vou acabar ficando sem nada, tudo que decido comprar já está ultrapassado.

Boa matéria, poucas pessoas devem saber da existência do BD.

Fábio Melo disse...

Existe também o Blu-ray de 100gb, que é de dupla camada e dupla face. O pior de tudo é que mal chegou no Brasil e já pensam no substituto do blu-ray, que é o HVD (holographic versatile disc) que aramazena 1TB de espaço.

___________________________________
TemPraQuemQuer <<< Entra!

Livia Queiroz disse...

entaum nO lance do meu blog q fala sobre a globo...
daí vc disse algo sobre uma piscina artificial e tal...
e q a globo eh amadora perto deles..
tudo bem...
mas qntas vezes foi construida uma piscina dakela???
e qtas ceninhas de chuva a globo ja levou e continua levando ao ar?
se todo mundo pensar assim nossa água acaba em dois tempos.
Eu falei da rede globo pq foi a matéria que eu vi...mas isso pode tb ocorrer em outras emissoras, só q naum posso falar pq ainda num vi nada tão explicito como o cara q falou na reportagem!
o lance eh q cada um tem mesmo q fazer a sua parte...
n importa se em titanic gastou-se milhoes de litros d"água, ou se em casa alguem desperdiça um litro, pq no futuro s continuar desse jeito num vai ter nem uma gota p desperdiçar.
por mais que pareça clichê eh verdade: KDA UM TEM Q FAZER SUA PARTE.
preservar o q temos não dói, não faz mal, nem gasta nada!

bjaummmmmmmmmmm

Anônimo disse...

Uma mania nos ocmpudatores chegou agora em outras areas tecnologicas, estou falando de novas invenções a cada semana. Eu ja vi um dvd em BD e é bem diferente de um DVD normal, pena que essas coisas chegam aqui com um preço absurdo

Anônimo disse...

Trocar meus 250 filmes por BD? É, acho que nunca. Mas os próximos (assim que cair o preço) serão BD, certeza!

Mas não sei se essa onda pegará! Ainda mais com as altas conexões que estão vindo, daqui a pouco o negócio será alugar e baixar os filmes pela internet, e usar o gravador de BD pra manter os filmes armazenados, isso se for necessário.

Bom, mas já é futurologia demais pra essas horas.
Abraços
_________
Folhetim On Line

Siddhartha disse...

Finalmente acabou a guerra entres os formatos e chegamos a um consenso.

Gradei do seu blog, bem bacana.

Conteúdo diversificado, deve tá ganhando um graninha com o adsense.

Mas acho que seus anúncios estão mal posicionados....

Em breve vou fazer um artigo de como otimizar os ganhos no adsense.

Parabéns pelo blog.

[]s

[b]Lendo pra comentar[/b]


HypeNET - Veja os vídeos mais engraçados da internet/youtube

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Arcgis, GIS, Geoprocessing, Remote Sensing,
Home broker, Homebroker, World Cup In Brazil 2014 - FIFA, Extreme Sports Point - See greatest videos, Psico-ativo, SEO, Pagerank, Pagina, Google, Milionário, dinheiro, Camping, Viagem, Acampamento, Acampar, CQC, Custe o que Custar, Programa