sábado, 31 de maio de 2008

Design Futurista de Micro Carro Ecológico



O pequeno carro acima é o Globetrotter, vencedor da edição 2007 do Australian Design Awards, onde era exigida a criação de um veículo de 2 + 1 lugares, 500 Cc e peso inferior a 500 Kg, além das obrigatórias características de inovação, funcionalidade, design e principalmente preocupações ambientais. Ainda por cima reacendeu o conceito de micro-carro, tão popular nos anos 50.

O criador da obra vencedora é o jovem indiano Harsha Ravi, estudante de Design Industrial na Universidade de Monash, em Melbourne, Austrália. Ele recebeu o prêmio de Jovem Designer do Ano, promovido pelo Australian Design Awards e pela revista Wheels, de um júri internacional constituído por personalidades do ramo, incluindo ainda, uma bolsa de estágio de três meses no GM’s Design Studio, nos EUA.

A Produção

Em tempos de aquecimento global, não é novidade propostas de veículos “verdes”, porém, é na produção que o Globetrotter se diferencia, poupando 30% da energia atualmente despendida com outro automóvel qualquer. Depende muito pouco do petróleo e seus derivados, cerca de 12%, e em contrapartida, recorre generosamente a materiais vegetais e a uma construção artesanal. A sua tecnologia surpreende, e com certeza muitos torcerão o nariz duvidando de seu potencial; Reparem, célula de combustível de ar-zinco, baterias de papel, pintura fotovoltaica e pneus airless.

O início da produção está previsto para 2017, e eu realmente espero que o Globetrotter passe de uma promessa para se tornar um veículo real circulando em um futuro próximo.

5 comentários:

Chato disse...

Nossa, há sempre a esperança, não é mesmo?

Se tudo continuar como está, com certeza em 2017 esse carro se tornará realidade, pois o Meio clamará por isso, e o a saúde dos habitantes desse planeta chamado Terra também!

Temos mais é que adiantar projetos como esse, nosso lindo mundo já sofre demais, daqui 9 anos, poderão acontecer coisas irreversíveis com relação à natureza.

Mas, é de alguma forma confortador saber que há pessoas com vontade de realmente colocar projetos assim em ação.

Anônimo disse...

Belo design...Quero um desses no futuro
Abraço, belo blog
http://estrondo.wordpress.com/

do Ricardinho Dias Gomes disse...

obrigado pela visita...seu blog é muito interessante tbm...volte sempre na TVatividade:

TVariedades apresenta:
o 4º capitulo dessa novela que está dando oque falar.
você não foi ver ainda???
vai lá...se perdeu algum capitulo é só procurar, estão todos lá.
entre, leia e participe, deixando seus palpites, seus comentarios.

http://tvariedades.blogspot.com/

TVariedades, com você, sempre inovando!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Rafael Hecht disse...

Bacana e tal...
Mas esses projetos nunca saem do papel.
Difícilmente vingará, é uma pena!

wwww.vasconautas.blogspot.com
Saudações Vascaínas!

Yuricka disse...

nussa!!!
q mssaa!!!
tomara q saia mesmo só do "projeto" e se torna uma realidade!! acho q tá mais do q obvio q é necessario veículos com outra forma de consumo se naum as derivadas do petroleo, ou que pelo menso consumam bem menos neah!

e no mais.. comentario a parte, essa historia de carros pequenos de só dois lugares me agrada muito. é menor a dificuldad ede calcular pra estacionar nas vagas!! xPP (simm eu sou uma negação no volante) shaush

ahhh qnto ao seu comentario.. eu lembrei o anime!^^ era Code geass! xD


bjos